Sustentabilidade empresarial: você não pode mais ignorar isso

Temas relacionados ao meio ambiente tem sido cada vez mais discutidos na sociedade, e termos como impacto ambiental e aquecimento global atraem a atenção das pessoas. Entre os conceitos ligados ao tema, está um que interessa de pequenas empresas a grandes companhias e multinacionais: a sustentabilidade empresarial. Mas por que você precisa se preocupar com […]

Temas relacionados ao meio ambiente tem sido cada vez mais discutidos na sociedade, e termos como impacto ambiental e aquecimento global atraem a atenção das pessoas. Entre os conceitos ligados ao tema, está um que interessa de pequenas empresas a grandes companhias e multinacionais: a sustentabilidade empresarial.

Mas por que você precisa se preocupar com isso? Será que é importante para os negócios adotar práticas que reduzam a pegada ecológica da sua empresa? Preparamos este texto para responder a essas e outras perguntas. Você também irá entender as várias vantagens que a sustentabilidade empresarial pode trazer para seu negócio. Confira!

Por que falam em sustentabilidade?

Desde a década de 1990, quando conferências sobre o clima começaram a ser mais frequentes, passamos a discutir o uso de recursos naturais e maneiras de reduzir o impacto ambiental da atividade humana. Entre outras coisas, isso envolve reduzir a poluição, combater o desmatamento e, principalmente, obter fontes de energia renováveis, ou seja, que se renovam na natureza e não trazem grande impacto ecológico.

Estudo da Global Footprint Network, organização responsável por calcular a marca que a humanidade deixa na natureza, afirmou que desde o 29 de julho de 2019 o planeta Terra começou a consumir mais recursos do que consegue regenerar. Ou seja, pouco depois da metade do ano, todos os recursos que tínhamos para o ano inteiro já haviam se esgotado.

Por isso, é fundamental que possamos utilizar formas mais sustentáveis de fontes de energia, como a energia solar, para não aumentar a poluição, preservar a natureza e, dessa forma, manter o nosso planeta como um lugar possível para todos os seres vivos. Como essa preocupação é global, ela também chegou para as empresas — que precisam saber mais sobre o conceito de sustentabilidade empresarial para se adequar aos novos tempos.

Sustentabilidade empresarial é importante?

A sustentabilidade empresarial é fundamental para que as companhias possam se adequar e contribuir com a preservação do meio ambiente. Isso é cada vez mais discutido e quem não entender a importância de buscar maneiras sustentáveis de existir, acabará ficando para trás.

O conceito de sustentabilidade empresarial engloba basicamente viabilidade empresarial, preocupação social e preservação ambiental. Ou seja, a empresa precisa ser viável operacionalmente e, ao mesmo tempo, buscar maneiras de trazer impacto social positivo para a sociedade e, também, reduzir a sua pegada ecológica.

Uma companhia que não se adequa a isso pode ver a sua imagem diante do público ser prejudicada, pois as pessoas estão atentas à questão e dão preferência para empresas que, assim como elas, se preocupam com o meio ambiente. Sem contar que um empreendimento que não se preocupa com o impacto ambiental de sua atividade pode até mesmo ser multado pelo governo caso um desastre ecológico aconteça por causa de sua atividade, o que prejudica a sua imagem no mercado também.

É bom lembrar que a sustentabilidade empresarial não deve ser enxergada apenas como uma obrigação: ela traz vantagens competitivas que colocam o seu negócio à frente da concorrência e aumentam as suas possibilidades de sucesso. Veja algumas delas a seguir:

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Vamos elencar algumas das principais vantagens de aplicar o conceito de sustentabilidade ambiental em sua empresa:

Redução de Custos

Reduzir custos na sua empresa é importantíssimo para aumentar a margem de lucro ou fazer investimentos. Por que não fazer tudo isso e ainda ajudar o meio ambiente? Há fontes de energia renovável que, além de tudo, ajudam você a reduzir os gastos com energia elétrica em até 20%.

Imagem aérea de uma Fazenda Solar.

Certificações

Selos e certificações ambientais são uma ótima vantagem para as companhias que praticam a sustentabilidade empresarial. A ISO 14.001, por exemplo, faz com que as empresas tenham mais eficiência no consumo de energia, minimizando o impacto ambiental e reduzindo riscos ambientais para pessoas e localidades.

Marketing Verde

Estar antenado às discussões sociais, como é o caso da sustentabilidade, é uma ótima maneira de mostrar que a sua empresa está atenta às demandas do público. Muitos negócios aproveitam a onda do marketing verde para mostrar que são sustentáveis e preservam o meio ambiente, o que atrai muitas pessoas que também pensam assim.

Redução da pegada ecológica

Não podemos deixar de falar sobre o principal motivo de colocar em prática a sustentabilidade empresarial: reduzir o impacto ambiental das empresas. Todos podem colaborar para preservar o nosso planeta, e as empresas têm um potencial incrível para ajudar nessa tarefa. A Terra agradece!

Como deixar a sua empresa mais sustentável?

Escolher uma fonte de energia ecologicamente correta é uma das formas mais fáceis de deixar a sua empresa mais sustentável. Uma alternativa rápida, prática, simples e econômica para fazer isso é optar pela energia solar fotovoltaica.

Sem custos de instalação, nem de manutenção, estabilidade e ótimo retorno sobre o investimento, esse tipo de energia, gerada em fazendas solares, fará a sua empresa economizar e, ainda por cima, reduzir o impacto ambiental, colocando em prática a sustentabilidade empresarial.

Baixe o e-book e saiba mais sobre o que é Fazenda Solar e comece a adotar a sustentabilidade empresarial agora mesmo!