Quanto custa energia solar para sua empresa?

Muitas empresas querem reduzir custos por meio da economia de energia e até gostam da ideia dos painéis solares, mas não sabem ao certo quanto precisam investir para contar com essa tecnologia. Afinal, quanto custa energia solar? É possível contar com essa energia de diferentes maneiras, sendo que existe uma forma que é a mais […]

Muitas empresas querem reduzir custos por meio da economia de energia e até gostam da ideia dos painéis solares, mas não sabem ao certo quanto precisam investir para contar com essa tecnologia. Afinal, quanto custa energia solar?

É possível contar com essa energia de diferentes maneiras, sendo que existe uma forma que é a mais prática, eficiente e econômica para contar com as vantagens da energia solar em seu negócio e, com isso, ver os gastos com a conta de energia diminuir em até 20% .

Para você não correr o risco de optar por um método mais caro, mostraremos para você como é simples e quanto custa obter energia solar pelo meio mais barato na sua empresa. Confira!

Por que pensar sobre o custo com energia?

Você sabe como o custo com energia elétrica impacta o seu negócio? É uma despesa obrigatória, ou seja, todo mês é necessário arcar com esse valor sendo debitado das suas receitas. Porém, o valor da conta pode variar, e isso significa que, dependendo do consumo e das instabilidades externas (épocas de secas ou uso de termelétricas por parte do sistema de energia, que aumenta o valor da bandeira tarifária nesses casos), você vai pagar ainda mais pela conta de luz.

Por causa disso, é fundamental pensar em opções que permitam a economiza no valor da conta de luz, e a energia solar é uma dessas opções. Porém, não são todas as formas de obtenção dessa energia que podem trazer um bom custo-benefício para o seu negócio.

Quanto custa energia solar em diferentes métodos?

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia temos diferentes maneiras de se obter energia solar. Mas qual é a melhor forma para o seu negócio? Mostraremos as diferenças entre dois dos principais meios de captação e geração de energia solar.

Instalação de painéis

Algumas empresas optam por instalar painéis fotovoltaicos em seus estabelecimentos para custear energia solar. São os locais que contam com placas nos telhados que captam a energia da luz solar e a transformam em energia para o próprio local.

Quem olha para essa opção se esquece, porém, de que existem uma série de custos e procedimentos para a instalação desses painéis: você precisa escolher a quantidade de placas necessárias para o negócio, arcar com os cursos de análise técnica, compra, mão de obra de instalação dos painéis e manutenção dos mesmos, sem contar com a burocracia de dor de cabeça para fazer tudo isso. É uma forma de ter energia solar bem diferente de uma Fazenda Solar.

Fazenda Solar

Quanto custa energia solar para a sua empresa por meio da Fazenda Solar? O investimento é zero. É isso mesmo: você não precisa fazer nenhum tipo de aporte para contar com o que é mais avançado no que se refere à energia solar.

A Fazenda Solar consiste num espaço gerenciado por uma empresa especializada. Nesse local, escolhido seguindo critérios altamente técnicos, diversas placas fotovoltaicas, que capturam a luz solar e a transformam em energia elétrica, são instaladas. 

A partir disso, a sua empresa pode alugar a quantidade de painéis solares adequada para o tamanho do seu estabelecimento. Essa área alugada vai gerar energia, que será distribuída para o sistema de energia, que distribui energia elétrica para casas, empresas e indústrias. 

Se você adquiriu uma cota solar na Fazenda Solar, a energia gerada na sua cota vai ser descontada do valor da sua conta de luz, já que a energia elétrica que seria gerada totalmente pela empresa pública de distribuição será produzida, em parte, pelos painéis solares da cota solar. 

Qual o melhor custo-benefício em energia solar?

Com certeza a Fazenda Solar traz o melhor custo-benefício quando falamos em energia solar. Afinal, você não terá custos de investimentos como instalação, compra e manutenção de placas ou equipamentos.

Além disso, esse sistema permite economizar até 20% com a conta de luz! É uma forma de recompensar a geração de energia da sua cota solar, que contribui para não sobrecarregar o sistema de distribuição de energia.

Confira o nosso vídeo para saber mais sobre como funciona a energia solar fotovoltaica:

Quer utilizar energia solar na sua empresa sem custo de investimento? Baixe o nosso e-book sobre o assunto e fale com nossos consultores para tirar todas as duas dúvidas!