Investir em energia solar: veja as principais opções para sua empresa.

Investir em energia solar é uma possibilidade cada vez mais próxima para consumidores e empresas em geral. Porém, existem muitas maneiras de contar com a energia de painéis fotovoltaicos na sua empresa, e nem todas são as melhores para o seu negócio. Isso acontece porque as diferentes opções de investimento em energia solar têm características […]

Investir em energia solar é uma possibilidade cada vez mais próxima para consumidores e empresas em geral. Porém, existem muitas maneiras de contar com a energia de painéis fotovoltaicos na sua empresa, e nem todas são as melhores para o seu negócio.

Isso acontece porque as diferentes opções de investimento em energia solar têm características diversas que, se não observadas, poderão trazer dores de cabeça e prejuízo no futuro. Melhor evitar, não é?

Para ajudar você a fazer a escolha perfeita, mostramos as principais opções para a sua empresa investir em energia solar!

Por que investir em energia solar?

Uma solução como painéis fotovoltaicos, que captam a luz solar e a transformam em energia, é fundamental para reduzir custos da sua empresa. É uma das maneiras mais práticas e eficientes de pagar mais barato na conta de luz, que é uma despesa recorrente de qualquer negócio, mas que está sujeita à variações que podem aumentar o seu valor (e, por consequência, diminuir a sua margem de lucro).

Não pense que você precisa fazer investimentos caríssimos ou lidar com a parte técnica ou burocrática para contar com esse tipo de recurso na sua empresa. Afinal, é simples ter energia solar na sua empresa, basta você fazer a escola da opção certa. 

As melhores opções para investir em energia solar

Estabelecida em 2015 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Resolução Normativa nº 687 dispõe sobre as possibilidades de geração de energia a partir da luz solar. Com base nisso, foi possível modernizar as opções disponíveis no mercado para que consumidores como você pudessem ter acesso ao melhor dos sistemas de geração de energia solar.

Porém, existem diferenças entre as principais opções de investimento. Para fazer a melhor escolha e não precisar arcar com custos desnecessários, veja a seguir as 3 formas de investir em energia solar. 

Energia solar no Brasil: expansão comercial e uso pelos consumidores

Veja nesse vídeo exclusivo como a geração solar fotovoltaica está se tornando uma das principais fontes de energia elétrica no Brasil, com gigantesco potencial.Para conhecer mais sobre a geração de energia elétrica no País, acesse: http://bit.ly/Banco_GeraçãoANEEL: Energia que se faz presente.#aneel #energia #solar #fotovoltaica #microgeração #renovável

Publicado por Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil em Terça-feira, 13 de março de 2018

Autoconsumo Remoto

No autoconsumo remoto, a Aneel estabelece que a geração de energia solar atende a um único CNPJ ou CPF, sendo que a produção de energia excedente é compensada pela distribuidora. Parece simples, mas essa modalidade reserva alguns obstáculos.

Afinal, será você o responsável por arcar com tudo: desde o investimento inicial para fazer as análises técnicas para instalação dos painéis fotovoltaicos, passando pela compra de todo o equipamento, chegando até os custos com mão de obra de instalação, tudo será sob sua responsabilidade, sem contar a parte burocrática de relacionamento com a concessionária de energia.

Aqui, você precisa ter dinheiro, espaço e muita disposição para fazer tudo sob sua conta e risco. Por isso, é possível contar com outras opções mais práticas e econômicas, que trarão ainda mais vantagens para o seu negócio.

Como economizar na minha empresa com energia solar

Múltiplas Unidades Consumidoras

No caso de empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras de energia, a resolução afirma que as instalações para atendimento das áreas de uso comum devem ser consideradas uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento. Além disso, as outras unidades consumidoras devem estar em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas. 

Esse é o caso da instalação de painéis fotovoltaicos em condomínios ou empreendimentos que se reúnem para dividir os custos de instalação e manutenção dos equipamentos. Como diz a Aneel, a responsabilidade é do condomínio, administração ou proprietário.

Apesar da vantagem da energia solar, o fato de precisar reunir diferentes unidades consumidoras de energia se mostra um desafio, além da administração por parte do condomínio ou outros terceiros. Vale lembrar que também existem custos para investir nesse sistema, mesmo que coletivo.

Geração Compartilhada

A geração compartilhada é uma das melhores formas de investir em energia solar. Essa modalidade promove a reunião de consumidores que, por meio de uma outra empresa profissional, obtém os benefícios da geração de energia em sua conta de luz, que pode ter o valor reduzido em até 20% com esse tipo de investimento.

Vamos para um exemplo prático? Dentro da geração compartilhada, existe a chamada Fazenda Solar ou cota solar, que nada mais é do que um espaço no qual uma empresa do ramo instala uma série de painéis que transformarão a energia solar em energia elétrica. 

Depois disso, negócios como o seu podem “alugar” áreas dessa cota. O espaço que estará sob esse aluguel gera energia limpa e renovável, que vai para o sistema convencional de distribuição. A vantagem? A energia gerada pelos equipamentos da usina fotovoltaica que você aluga será descontada do valor da sua conta de luz, pois a energia elétrica que seria gerada totalmente pela empresa pública de distribuição será produzida pelos equipamentos da sua cota solar.

As vantagens não param por aí: ao contrário de outras opções, com a fazenda solar você tem custo de investimento zero, pois não precisa comprar nenhuma placa solar ou arcar com mão de obra de instalação. Você também não terá que se preocupar com manutenção ou gestão dos painéis: tudo fica a cargo da empresa proprietária da fazenda solar. Por isso, investir em energia solar por meio dessa opção é uma excelente maneira de contar com todas as vantagens desse tipo de energia de forma simples, prática e eficiente.