O que saber antes de investir em uma fazenda solar

Com a oscilação das tarifas das concessionárias de energia, fontes alternativas de energia estão cada vez mais se tornando importantes para as empresas, como a fazenda solar. Porém, diversos fatores, como o investimento inicial, a demanda de energia durante a noite entre outros, são limitantes para as organizações que desejam investir em uma fonte energética […]

Com a oscilação das tarifas das concessionárias de energia, fontes alternativas de energia estão cada vez mais se tornando importantes para as empresas, como a fazenda solar. Porém, diversos fatores, como o investimento inicial, a demanda de energia durante a noite entre outros, são limitantes para as organizações que desejam investir em uma fonte energética renovável própria.

Por isso, neste post, vamos explicar o por quê de cada vez mais empresas adquirirem cotas solares e o que saber antes de investir em uma fazenda solar. Vamos lá?

Fazenda Solar na redução dos custos com energia

Os custos com energia elétrica estão entre os maiores dentro de qualquer organização. Por esse motivo, as empresas estão, cada vez mais, buscando reduzir este custo utilizando a energia solar.

Porém, seu uso envolve um custo, de aquisição, por exemplo, que tem seu retorno de investimento em longo prazo.

Por isso, a aquisição de cotas em uma fazenda solar está se tornando uma das principais estratégias para as empresas reduzirem os custos com energia e terem maior previsibilidade sobre seus gastos energéticos. Isso porque, conhecendo a média de consumo mensal de energia elétrica, as organizações podem comprar cotas solares de uma fazenda ligada à sua concessionária.

Abaixo, separamos 3 importantes questões que devem ser esclarecidas sobre os benefícios que as empresas que usam este modelo de geração de energia solar possuem.

3 questões importantes sobre a aquisição de cotas solares

1. Não há preocupação com custos iniciais

O custo inicial de aquisição, instalação e manutenção em uma unidade de geração de energia solar própria pode ser muito elevado e ter o seu retorno de investimento em longos prazos.

Ao contratar cotas em uma fazenda solar, este custo inicial não existe. Também, o benefício de atender a demanda de energia por meio da energia solar é praticamente imediato. Além disso, todo o investimento e preocupação com a manutenção fica a cargo da fazenda.

2. Energia do dia à noite

A energia produzida pela fazenda solar é direcionada à rede da concessionária a qual está ligada — diferente das unidades solares próprias, que utilizam a energia já durante a sua produção. Ou seja, toda a energia elétrica produzida durante o dia, mantêm-se disponível durante a noite. Por isso que a ideia de que a energia solar só está disponível enquanto houver a luz do sol não é aplicável às fazendas solares. Assim, as empresas que operam 24×7, por exemplo, podem usufruir da sua cota solar mesmo à noite.

3. Cobranças separadas

É importante entender que, mesmo adquirindo uma cota solar, as empresas não deixarão de receber a cobrança mensal da concessionária de energia a qual está ligado. Mas há um fator diferencial. Se o consumo de energia for igual ou menor que a cota adquirida, a conta da concessionária estará zerada, sendo cobrado somente a taxa administrativa (tarifa da iluminação pública).

É fácil perceber o por quê de empresas já estarem adquirindo cotas solares em uma Fazenda Solar. Isto porque, colocando na ponta do lápis, a economia na aquisição de uma cota solar pode ser 20% maior do que a conta de energia elétrica convencional, sendo sua matriz energética limpa e renovável.